top of page

ATIVIDADES

CONSULGAL Consultores de Engenharia e Gestão, SA

 

22 setembro: Consultoria, estudos e projetos

No negócio de Projetos & Tecnologia, a Sisaqua realiza planos diretores, estudos prévios, projetos-base, projetos de execução e fornecimento de tecnologia em tratamento de água e água residual e eliminação e destino final de resíduos. Somos especializados em:

  • Estudos de planeamento e gestão de recursos hídricos, água e resíduos;

  • Projetos de redes e sistemas de tratamento de água e de águas residuais domésticas e pluviais;

  • Estudos de otimização de gestão de redes, controlo de afluências pluviais e redução de perdas;

  • Avaliação de soluções para destino final e redução na origem de lamas de ETAR

  • Estudos de diagnóstico e otimização de sistemas de tratamento de águas residuais

Com ênfase na Melhor Tecnologia Disponível e no Retorno de Experiência que recolhemos na atividade de Operação & Manutenção, desenvolvemos soluções de engenharia inovadoras e astuciosas, concebidas para as necessidades específicas de cada cliente.

Ao operarmos e mantermos as infraestruturas, aprendemos sobre segurança, acessibilidades, dimensionamento, durabilidade, eficiência e adequação do equipamento, robustez das soluções adotadas e exigências de manutenção.

Usamos esse conhecimento para melhor concebermos as infraestruturas que projetamos, adotando soluções de projeto que as tornarão mais ergonómicas, eficientes e duráveis, ou seja, mais fáceis e económicas de explorar.

A análise aos projetos de execução de empreiteiros, realizada no âmbito da Fiscalização de obras do Grupo CONSULGAL é uma importante fonte de conhecimento, que continuamente nos permite melhorar projetos e propor novas soluções

O Ciclo do Conhecimento da SISAQUA permite, assim, aos clientes dispor de infraestruturas bem concebidas, com reduzidos custos de operação e tecnologicamente bem adaptadas.

 

23 setembro: Gestão e fiscalização de empreendimentos


24 setembro: Operação e Manutenção em Saneamento

No negócio de Operação & Manutenção, a Sisaqua realiza a exploração de infraestruturas de saneamento, desde o diagnóstico e assistência técnica à operação integral, em regime de outsorcing, de sistemas de elevação, transporte e tratamento de águas, águas residuais e resíduos. Somos especializados em:

  • Exploração de ETAR e sistemas elevatórios de águas residuais;

  • Otimização de processos de tratamento;

  • Análise e implementação de soluções de aumento de eficiência e redução de consumos;

  • Realização de trabalhos de benfeitorias e adaptação de equipamentos e tecnologias;

  • Aconselhamento técnico e económico em exploração de ETAR

Com ênfase no Conhecimento Técnico adquirido em mais de 20 anos de experiência e no Retorno de Experiência que detemos na atividade de Projetos & tecnologia, desenvolvemos metodologias de exploração inovadoras e astuciosas, concebidas para as necessidades específicas de cada cliente.

Ao realizarmos os projetos das infraestruturas, aprendemos sobre dimensionamento, tecnologia, controlo de processo, manutenção de equipamento, planeamento e gestão de contratos.

Usamos esse conhecimento para melhor explorar as infraestruturas, aplicando o conhecimento teórico das equipas de projeto para aumentar a eficiência do processo e a operacionalidade do equipamento e assim melhorar a economia das instalações que operamos.

O Ciclo do Conhecimento da SISAQUA permite, assim, aos nossos clientes dispor de infraestruturas bem exploradas e conservadas, com reduzidos custos de operação.

TECNILAB Portugal SA

 

22 setembro: Soluções de telegestão

O vasto conhecimento das várias alternativas disponíveis no mercado, permite-nos apresentar as melhores soluções técnicas em sistemas de telemetria, telegestão, automação, controlo e supervisão para infraestruturas de água potável e de água residual, campos de golf e sistemas de rega entre outras instalações. Desenvolvemos e instalamos ainda soluções "chave-na-mão", onde estão incluidas as instalações elétricas e eletromecânicas, estações de bombagem, estações de tratamento de água potável e de água residual.

 

23 setembro: Sistemas de Análise em Contínuo

A medição em contínuo dos parâmetros físico-quimicos de água e vapor, é fundamental para a correta condução de uma central. Valores precisos e representativos  permitem aumentar os períodos entre limpeza quimica, prever a ocorrência de corrosão e depósitos na caldeira e turbina e otimizar a adição de químicos.

Para que a medição on-line possa por si só ser um sucesso, é necessário, por um lado, instalar analisadores de grande qualidade e reduzir a manutenção, e por outro conceber um sistema de condicionamneto de amostra funcional, de acordo com as condições e especificidade de cada Central, por forma, a entregar aos analisadores em contínuo amostras precisas, rápidas e representativas do processo.

Os nossos sistemas destinam-se a clientes de produção de energia térmica, nomeadamente: Centrais de Ciclo Combinado; Centrais de Química Fóssil; Cogerações Industriais; Centrais Bioelétricas e Centrais Termosolares.

 

24 setembro: Válvulas e equipamentos para a eficiência das redes de água

Com o objetivo de reduzir perdas e roturas nas redes de distribuição de água, a Tecnilab Portugal,SA, oferece três tipos de soluções possíveis para a gestão da pressão. Com as Válvulas Redutoras de Pressão Flucon 200, contribuimos para uma maior sustentabilidade dos sistemas de distribuição de água.

Acquawise Consulting

 

22 setembro: Planos de Segurança de Água (PSA), em Portugal

O Plano de Segurança da Água adota uma metodologia baseada na avaliação de risco do sistema de abastecimento, desde a captação até à torneira do utilizador, proporcionando as condições para as entidades gestoras assegurarem um fornecimento contínuo e consistente de água segura e com qualidade.

O Plano de Segurança da Água permite às entidades um maior e melhor conhecimento dos seus sistemas e a adoção de uma abordagem preventiva em detrimento de uma abordagem reativa.

O Plano de Segurança da Água não vai impedir que ocorram problemas, mas irá identificar os problemas que podem ocorrer e proporcionar uma oportunida-de para lidar com a causa antes do incidente acontecer.

Se ocorrer um incidente, o Plano de Segurança da Água exige que a entidade esteja preparada e consciente do que tem de fazer, em colaboração com outras entidades externas, quando assim o justificar, para resolver o problema e manter a confiança dos seus utilizadores.

 

23 setembro: Planos de Segurança de Saneamento (PSS), em Portugal

O PSS é uma ferramenta prática que facilita a avaliação e gestão do risco associado a um sistema de saneamento de águas residuais e à reutilização de águas residuais e águas cinzentas, e aplicação de lamas de ETAR  ou de efluentes pecuários.

Esta abordagem permite uma avaliação objetiva dos riscos para a saúde humana e para o meio ambiente e pode ser utilizada para planear e priorizar as intervenções necessárias para mitigar os riscos associados. Permite ainda orientar o desenvolvimento de políticas e programas para a melhoria da gestão dos sistemas de saneamento, tendo em consideração as várias partes interessadas.

 

24 setembro: Planos de Segurança de Água (PSA) e Gestão Patrimonial
de Infraestruturas (GPI), uma abordagem integrada!   
  

Assegurar um abastecimento contínuo de água segura aos consumidores é o objetivo primordial de todas as entidades responsáveis pela gestão e operação de sistemas de abastecimento de água.

O PSA é o meio mais eficaz de consistentemente garantir a segurança da água distribuída (OMS, 2004). A GPI constitui, cada vez mais, uma atividade determinante para garantir a sustentabilidade e fiabilidade do sistema de abastecimento de água.

Adotar uma abordagem integrada é essencial. A interligação dos PSA com a GPI permite uma gestão equilibrada entre o risco, desempenho e custo de operação e manutenção do sistema.                   

Ambidata ®  - Digital Innovation Solutions and Consulting

 

22 setembro: Apresentação DigitalLabs  

Vivemos num novo mundo com mudanças exponenciais! Os laboratórios e as empresas têm de estar atentas e acompanhar estas mudanças sob o risco de perderem de forma definitiva o comboio e serem ultrapassadas por esta modernidade digital que faz o mundo girar.

- Que Influências têm estas mudanças nas nossas empresas?

- O que temos que fazer para preparar as nossas empresas para o Mundo Digital?

- O que temos de Mudar? E Como ?

- Quem está pouco recetivo a estas mudanças? Porquê?

- Quais são as implicações que têm estas mudanças no que estamos a fazer e como as estamos a fazer hoje ?

- O que temos de fazer em primeiro lugar? Que ações temos de adotar desde já ?

Diferente do conceito “Paperfree Laboratory” – Laboratório Sem Papel, o conceito do laboratório digital tem tido muito sucesso e aceitação nos meios laboratoriais menos automatizados e com exigências técnicas elevadas.

Na Ambidata®, assim como nos nossos Clientes e Parceiros, o conceito de laboratório sem papel, foi e, é visto como uma utopia de implementação impraticável por diversas razões; assim, criámos um conceito diferente, o Laboratório Digital.

 

23 setembro: Apresentação da Solução Digital InnovWay

O InnovWay é uma solução digital que efectua a gestão de todas as áreas de uma organização. Integra todas as áreas num ambiente uniforme e totalmente integrado, conseguindo a gestão eficaz dos processos e sua qualidade.

 

24 setembro: Apresentação da solução Digital LabWay-LIMS® 

O LabWay-LIMS® é uma solução digital global para qualquer tipo de laboratório, integrando com todos os equipamentos e softwares dos Clientes.

O LabWay-LIMS® é decisivo na implementação do processo de acreditação (ISO 17025), na organização interna do laboratório e na resposta às crescentes exigências dos seus Clientes, permitindo informatizar todas as áreas dos laboratórios desde a programação de actividades, gestão das amostras, distribuição de trabalho, introdução de resultados, emissão de Relatórios de Ensaio, orçamentação e facturação, controlo da qualidade, publicação de resultados na Web, análise sensorial, etc...

Parceria Portuguesa para a Água - PPA

 

25 setembro: Nata e Expresso (12h45 - 13h30)

Sessão de encerramento do stand PPA no Congresso Mundial da Água

Encontro informal dos Associados da PPA para troca de impressões e balanço do Congresso. São igualmente bem vindos os participantes no Business Fórum que terá início às 13:30.

 

25 setembro: Business Forum (13h30 - 15h00) (Sala 1) 

Rede Europeia de Parcerias no apoio às PME na inovação (H2020)

Com vista a apoiar PMEs Europeias na inovação no sector da Água, Parcerias de vários estados-membro juntaram esforços num Grupo de Trabalho da Parceria Europeia de Inovação para a Água (EIP/Water). No seu conjunto estas Parcerias representam cerca de 1.100 membros, na sua maioria PME.

Esta sessão visa apresentar e discutir a estratégia deste Grupo de Trabalho para o futuro e recolher inputs de representantes de PME Europeias no sector da água.  As linhas de trabalho para o próximo triénio serão igualmente discutidas. A sessão contará com testemunhos empresariais e com exemplos da forma como a rede de Parcerias pode apoiar as PME na área da inovação para a competitividade.

 

Para aceder ao programa da sessão, por favor siga o seguinte link

 

bottom of page